Ginástica nas aulas de educação física.


Teses

Tema: A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em educação física.

Resumo: As discussões sobre a formação profissional em Educação Física foram assíduas em dois momentos, a saber: a década de 80 e após o ano 2000, com a consolidação do Conselho de Educação Física e ampliação de oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área, além de significativo aumento na produção do conhecimento. Dentre os tópicos questionados, a atuação do docente universitário passou a ser questionada, especialmente no fato do ensino transmissivo pairar sobre o trabalho daquele no ensino superior. Neste cenário, críticas e apontamentos passaram a ser apresentados no intuito de melhor balizar a atuação do docente universitário em prol de uma formação mais abrangente e contextualizada às necessidades da sociedade. Apoiados na base epistemológica da Teoria da Complexidade, na inter e na transdisciplinaridade como fundamentais para balizar a operacionalização de modalidades didáticas (estratégias metodológicas, avaliação, processo ensino-aprendizagem, dentre outros) do docente do ensino superior, o presente estudo investigou no discurso de 14 docentes que ministram disciplinas de ginástica em cursos de licenciatura em Educação Física do estado de São Paulo, se aqueles princípios estavam presentes e, caso positivo, como se apresentavam na prática educativa. Os dados revelaram indícios da preocupação dos docentes com a formação de seus alunos, entretanto, a atuação ainda está enraizada em modelos tradicionalistas, com interesse na apresentação de dados e de conceitos e, não necessariamente, na reflexão e apreensão dos conhecimentos da área. A estratégia que melhor se enquadrou aos princípios educativos da base epistêmica por nós defendida referiu-se aos seminários (sem clara alusão à discussão durante o mesmo) e as apresentações, em formatos de festivais e de coreografias, pautadas nos preceitos da ginástica geral. Observamos também superficialidade nas discussões da atuação sobre a perspectiva da inter e da transdisciplinaridade, importantes para diminuir a verticalidade e fragmentação do conhecimento, que dificulta o entendimento do fenômeno que se estuda, no caso, da ginástica. Afinal, acreditamos que as aulas de ginástica nas Universidades devem permear a valorização da iniciativa e da autonomia, da imaginação e da invenção, a ação em relação ao discurso e a apropriação do saber em relação à sua transmissão

Palavras-chave: Docência//Educação Física//Ginástica

Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-09112012-103907/publico/Tese_Carbinatto.pdf

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Tema: A ginastica geral na sociedade contemporânea : respectivas para a Educação Física escolar

Resumo: Este estudo sobre a Ginástica Geral (GG) tem como objetivos centrais compreender como essa atividade vem se manifestando na sociedade contemporânea e discutir quais são as suas perspectivas para a Educação Física Escolar.Em virtude da escassez de bibliografia sobre esse tema, aliamos à pesquisa bibliográfica a realização de uma pesquisa de campo, efetuada em dois momentos: no primeiro, com a intenção de encontrar informações sobre a GG no mundo e no Brasil, foram feitas observações de eventos nacionais e internacionais de Ginástica Geral e entrevistas com ginastas, professores e dirigentes (brasileiros e estrangeiros); e no segundo, visando aprofundar a discussão em tomo das perspectivas da GG no contexto escolar, foi desenvolvido um projeto de Ginástica Geral com professores de Educação Física das escolas públicas de Campinas. No decorrer deste trabalho, projeto a imagem da Ginástica Geral na sociedade contemporânea, tomando, como referência básica para a reflexão, a trajetória de sistematização da Ginástica desde o século XIX, o processo de estruturação da GG na Federação Internacional de Ginástica neste século e o conjunto das informações conseguidas no "Primeiro Momento" da pesquisa de campo. Procuro, de um lado, identificar os sentidos e significados que têm acompanhado a difusão da GG em nossos dias, e de outro, conferir-lhe novos sentidos e significados que permitam potencializar o seu caráter "transformador". À medida em que a imagem da Ginástica Geral vai sendo projetada, podemos visualizá-Ia como uma síntese entre o que foi e o que é a Ginástica na atualidade e como uma atividade que traz consigo a possibilidade de re-descobrirmos o prazer, a inteireza e a técnica/arte da linguagem corporal. Posteriormente, situo a trajetória da Ginástica no contexto escolar no Brasil e aprofundo o significado da Ginástica Geral enquanto conhecimento a ser tratado na Educação Física Escolar, reconhecendo-a como o caminho mais apropriado para resgatarmos, para re-criarmos, para re-significarmos a Ginástica na escola, numa perspectiva de "confronto" e síntese, e também numa perspectiva lúdica, criativa e participativa. Em seguida, imagino um projeto de GG nas escolas públicas de Campinas, a partir do qual discuto as suas possibilidades de desenvolvimento na instituição escolar.

Palavras-chave: Ginástica//Estudo e ensino//Educação Física

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274879

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Dissertações

Tema: A ginástica rítmica na corporeidade dos acadêmicos de educação física: relações entre o pensar, falar e agir com o corpo.

Resumo: Esta dissertação trata da Corporeidade dos acadêmicos de Educação Física que cursam a disciplina de Ginástica Rítmica Fundamentos. Analisa como os acadêmicos percebem-se; as relações que estabelecem entre o pensar, o falar e o agir corporalmente; e as contribuições que a percepção do trabalho corporal oferecido por essa modalidade podem prestar ao modo de ser desses estudantes em seu cotidiano. O estudo consistiu em problematizar as questões do corpo, abarcando a importância da imagem corporal, da percepção do corpo e da influência da Ginástica Rítmica nessas relações como fonte de entendimento da corporeidade do acadêmico. O material empírico foi coletado por meio dos seguintes instrumentos: entrevista semi-estruturada (inicial e final), notas de campo, filmagem (quatro sequências) e memoriais descritivos (ao final de cada aula e um no final do semestre). O grupo de participantes foi constituído pelos integrantes da turma de acadêmicos da ESEF/UFRGS, num total de 12, que cursavam a disciplina de Ginástica Rítmica Fundamentos. Desse grupo, cinco eram garotas e sete eram rapazes. A pesquisa de campo ocorreu no segundo semestre de 2003, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mais precisamente no Ginásio Bugre Lucena da ESEF. O estudo permitiu que as reflexões construídas nesse grupo apresentassem como resultado uma atenção e uma compreensão maiores sobre as questões corpóreas, conduzindo a um entendimento maior sobre a corporeidade desses acadêmicos e configurando uma possibilidade relevante de aprofundamento dos conhecimentos nessa área, tanto para o profissional de Educação Física como para as pessoas em geral.

Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5800/000476139.pdf?sequence=1&isAllowed=y
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Tema: Motivação à prática regular de ginástica laboral

Resumo: O tema do estudo trata da motivação à prática regular da ginástica laboral. A presente investigação pretende contribuir com a área da Educação Física, trazendo informações sobre uma temática que ainda é carente de investigação cientifica. O objetivo geral deste estudo é identificar entre seis dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer) associadas à prática regular de atividades físicas e esportivas, aquelas que melhor descrevem o perfil motivacional de praticantes regulares de ginástica laboral. Mais especificamente, o estudo procurou testar se existem diferenças estatisticamente significativas entre as médias das dimensões motivacionais, segundo as variáveis: faixas etárias: de 18 a 40 anos e de 41 a 65 anos; por sexo; pela “especificidade das funções: setor administrativo e setor de produção e tempo de participação nas aulas: [Adesão (até um ano de prática) – Permanência (mais de um ano de prática)].Para tanto, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e Esportivas (IMPRAFE-132; BALBINOTTI, 2010). As respostas aos itens do IMPRAFE-32 são respondidas em uma escala de Tipo Likert, graduados em sete pontos, indo de “Isto me motiva pouquíssimo” (1) a “É por esse motivo que eu pratico atividade física ou esporte” (7). O Inventario foi aplicado a 388 trabalhadores de uma indústria de alimentos de Santa Cruz do Sul – RS e a duas agências de um banco Estatal do município de Porto Alegre – RS. Constatou-se que as dimensões que mais motivam os trabalhadores de um modo geral são Controle de Estresse (1º), seguidas, respectivamente pelo Prazer (2º), e Saúde (3º), Sociabilidade (4º), Estética (5º) e Competitividade (6º). Com relação às variáveis controladas, quando comparado as diferenças na variável “Sexo” foram constatados que as dimensões Competitividade e Estética motivam significativamente mais os trabalhadores do sexo masculino do que o feminino. Em relação à variável “Faixa Etária”, observou-se que tanto os trabalhadores que tem idade entre os 18 a 40 anos quanto os que estão entre 41 a 65 anos se motivam da mesma forma em todas as dimensões motivacionais. Outro resultado dessa pesquisa mostra que ao se avaliar a variável “Setor”, é possível notar que os trabalhadores do setor de produção se motivam mais em todas as dimensões comparativamente aos do setor administrativo, exceto na dimensão Controle de Estresse. Por fim, a variável “Tempo de Prática” mostrou que os trabalhadores com mais de um ano de prática regular de ginástica laboral se motivam mais pela dimensão Saúde comparativamente aos que praticam a menos de um ano. Os resultados deste estudo mostram que a participação dos trabalhadores nas aulas de ginástica laboral se origina principalmente nas dimensões motivacionais Controle de Estresse, seguido, respectivamente das dimensões Prazer, Saúde.

Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67270/000873220.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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Artigos

Tema: A GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O “AQUECIMENTO CORPORAL” EM QUESTÃO.

Resumo: O presente estudo está compromissado com a educação e com a organização do conhecimento em Ginástica no currículo escolar e teve como objetivo propor o aquecimento corporal como assunto a ser ensinado nas aulas de Educação Física, quando esta tratar do conteúdo Ginástica. Para consolidar as discussões, o desenvolvimento do estudo se vinculou às abordagens qualitativas e levantou conhecimento a partir da revisão literária das mais variadas fontes e documentos, analisando os discursos dos textos e dos contextos contidos nas produções teóricas da Educação Física. Concluiu-se que o tema aquecimento corporal é estudado por diferentes áreas profissionais, havendo controvérsias no que diz respeito aos seus tipos, objetivos e finalidades. Então, o processo de construção de texto empenhado em sugerir conteúdos para o ensino da Ginástica contribui para a organização e sistematização dos conhecimentos na área, como também auxilia nas reformulações no campo da intervenção pedagógica e da inovação metodológica nas aulas de Educação Física. 

Palavras-chave: Ginástica. Conteúdo escolar. Aquecimento corporal.

Disponível em:

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Tema: CLASSIFICAÇÃO DOS INGRESSOS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AOS CONTEÚDOS DA CULTURA

Resumo: A educação escolar é o meio pelo qual os conhecimentos e as experiências acumuladas pelas gerações anteriores são transmitidos de maneira sistematizada.
 A educação física como disciplina escolar busca a compreensão e a utilização da
linguagem corporal, reconhecendo manifestações corporais. Para os ingressos na
graduação em educação física, que já concluíram o ensino médio, essa reflexão
objetivada pelas diretrizes da educação em nosso Estado ficou bem definida ou eles
entenderam apenas a “parte prática”? Assim, este estudo visa classificar o conhecimento
sobre a cultura corporal dos acadêmicos ingressantes no curso de educação física
da UniCesumar, de acordo com as diretrizes da educação para o Estado do Paraná.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 57 acadêmicos matriculados
no primeiro ano da graduação em educação física da UniCesumar - unidade de
Maringá – PR. O instrumento para coleta de dados foi um questionário validado,
aplicado pelo autor, após a assinatura do TCLE, depois da aprovação pelo CEP. Os
dados foram tabulados por meio da estatística descritiva e discutidos na tentativa
de responder as questões iniciais. Por fim, podemos classificar o conhecimento da
amostra pelos itens que demonstram mais conhecimentos na seguinte ordem: jogos
e brincadeiras, dança, esportes, lutas e ginástica.

Palavras-chave: Cultura corporal; Educação; Educação física escolar.

Disponível em: https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3Aab44bf34-ae1d-461a-9406-23835341f902

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Livro

Tema: Livro "ATAS DE COMUNICAÇÃO"  Cap.3.6 - COMO VAI O ENSINO DA GINÁSTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA? - UM ESTUDO NOS AÇORES


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