Troika


a. Importância da dança nas aulas de Educação Física.


A dança na escola enquanto atividade pedagógica deverá ter um papel fundamental: atividades de desenvolvimento da memória, do raciocínio, da autoestima e autoconfiança, estimulando a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa, fazendo com que a criança tenha uma melhor relação consigo mesma e com os outros, ampliando seu repertório de movimentos, despertando no aluno uma relação concreta de sujeito mundo (BETTI, 1999; FERNANDES, 2009). Necessário que se coloque aqui que a responsabilidade para o desenvolvimento pleno da criança precisa ser dividida entre a família a comunidade e a escola, cabendo a cada uma sua parcela da responsabilidade e ao mesmo tempo trabalhando, se assim podemos dizer, de maneira integrada, sempre pensando num atendimento mais amplo e compromissado com este ser.

b. História da dança.

Troika é a palavra russa que designa um comitê de três membros. A origem do termo vem da “troika” que em russo significa um carro conduzido por três cavalos alinhados lado a lado, ou mais frequentemente, um trenó puxado por cavalos. Em política, a palavra troika designa uma aliança de três personagens do mesmo nível e poder que se reúnem em um esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão, como o triunvirato histórico de Roma.


A palavra também era usada para designar os três supremos chefes dos estados comunistas, o chefe de estado, o chefe de governo e o líder do partido. Dessa forma, este termo tem sido historicamente reservado para designar diferentes alianças políticas dos líderes na União Soviética com a morte de Lenin em 1924.


A palavra se tornou popular mundialmente durante a era stalinista na União Soviética, quando troikas substituíam o sistema legal para perseguir rapidamente dissidentes contrários ao regime ou qualquer cidadão acusado de crimes políticos. Normalmente não havia testemunhas e nenhuma evidencia física. Esta rapidez na prisão e julgamento se transformou numa espécie de “caça às bruxas”, levando o medo ao país inteiro.

De acordo com estatísticas do NKVD, a partir de julho 1937 a novembro de 1938, 335.513 pessoas foram condenadas por troikas no curso da execução das Operações Nacionais. Entre eles, 247.157 (ou 73,6%) foram executadas por fuzilamento.


No começo dos anos 1960, em seguida à independência da Bélgica, os congoleses entraram em guerra civil. Entre as forças em luta havia uma facção apoiada pelos Estados Unidos, uma pela União Soviética e uma que lutava pela secessão do país. No meio de tudo, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Dag Hammarskjöld, tentava estabelecer a presença da ONU no país. O líder soviético, Nikita Kruschev, convencido que o secretário-geral era um fantoche político dos Estados Unidos, propôs que a ONU passasse a ser administrada por uma troika, com seus membros indicados pelo mundo capitalista, pelo mundo comunista e um terceiro por países não-alinhados. A ideia não foi adiante devido à recusa das nações não-alinhadas.


O termo troika também é usado na União Europeia quando se refere a um grupo formado pelo Ministro das Relações Exteriores do Estado-Membro que ocupa a presidência do Conselho de Ministros da UE naquele momento, o secretário-geral para a política comum de segurança e exterior e pelo comissário europeu com a responsabilidade das relações externas e da política com a vizinhança europeia.

Durante a presidência de Ronald Reagan nos Estados Unidos, na década de 1980, uma troika também foi formada no poder na Casa Branca, com três dos principais conselheiros do presidente: o chefe de staff James Baker III, o conselheiro presidencial Ed Meese e o vice-chefe de staff da Casa Branca Michael Deaver.


Na América do Sul, troikas do poder militar também entraram para a história, existindo durante os anos em que diversos países do continente estiveram governados por ditaduras militares. As mais conhecidas delas foram as troikas que comandaram a Argentina por quase dez anos e a brasileira, conhecida como Junta Militar, que governou o país por dois meses em 1969, entre os governos Costa e Silva e Médici.


c. Características da dança.


A Troika é um tipo de dança Russa do estilo dança folclore Portuguesa, mas envolve três pessoas, também de vestuário muito tradicional, a dançar de mãos dadas a executar movimentos como a roda, caminhas em frente, e fazer com que um dos dançarinos passe por baixo de dois braços dados dos outros dois dançarinos.

É uma dança cheia de vida e energia, que simboliza claramente o estilo de vida alegre dos Russos, sempre com a disposição no alto e com vontade de festejar avidamente. Talvez também um pouco como os ciganos, visto que também apreciam a alta vivacidade e alegria nas suas danças.


Recomendada a todos os amantes de danças folclore, principalmente a do nosso país, pois revela-se incrivelmente semelhante em todos os aspectos.


d. Origem da dança e local na qual é praticada.

Tem sua origem na Rússia (na época União Soviética), sendo praticada naquela mesma região.

e. Matéria com fotos ou vídeo no YouTube com o passo a passo da dança.


f. Objetivo de trabalhar com a dança escolhida no projeto da dupla/trio.

Icentivar a prática de exercícios físicos e o combate ao sedentarismo através da dança.

g. Aprendizagem em aulas de Educação Física com a dança escolhida.

Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, além de ser aeróbico devido a constante movimentação.


Comentários

Postagens mais visitadas